SEJA BEM VINDO AO BLOG DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE LAJEADO!

- COMO VOCÊ PERCEBE AS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM NOS BENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO DE LAJEADO?

- VOCÊ PERCEBE ESTES BENS COMO LUGARES DE MEMÓRIA QUE DEVAM SER PRESERVADOS?

- SE, DAQUI A ALGUM TEMPO, NÃO RESTAREM MAIS VESTÍGIOS, ESTE FATO NÃO CAUSARÁ O ESQUECIMENTO DO PASSADO (PERDA DA MEMÓRIA LOCAL)?

Sua opinião é muito importante para a minha dissertação de Mestrado.



Abraço
!







terça-feira, 7 de setembro de 2010

QUAL O OBJETIVO DESTE BLOG?

CENTRO HISTÓRICO DE LAJEADO

Créditos: Ana Lúcia Pretto
            Este blog nasceu a partir da pesquisa de dissertação para obtenção do título de Mestre em Memória Social e Bens Culturais.
            Em 2007, com a pesquisa realizada para conclusão da especialização em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos, no programa de pós graduação da Faculdade de arquitetatura da UFRGS, pode-se identificar os instrumentos jurídicos que protegem o patrimônio cultural edificado. A pesquisa, neste curso, revelou a existência do Inventário do Patrimônio Cultural , realizado em 1992, por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e o município de Lajeado. O inventário dos bens de valor histórico-cultural, conforme revelado pela pesquisa estabelece prova pré-constituída da importância destes prédios, sujeitando o proprietário e, subsidiariamente, o Poder Público, à sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário